O Lorota mudou de endereço

25.6.10

Turismo: Finlândia

Boa madrugada queridos leitores.
E sim, o post está alguns dias atrasado...não é culpa minha, sou uma menina atarefada ;D
Mas enfim, quem me conhece sabe que sou fascinada pela Europa. E hoje vou falar sobre um lugar muito legal que um dia quero visitar: a Finlandia
A Finlândia, conhecida por ser a terra da sauna e da vodka, é, acima de tudo um país repleto de belezas naturais, em razão de sua geografia muito peculiar, numa península de litoral recortado e com milhares de ilhas, com muitos lagos e florestas típicas de altas latitudes, pântanos e rios. Suas extensas florestas de pinheiros, bétulas e abetos fazem da Finlândia um grande exportador de madeira, papel e celulose.
A Finlândia é um país a ser visitado durante o verão. No inverno, você não terá coragem de sair de seu hotel! Não é para menos. A Finlândia, situada entre 60° e 70° de latitude norte, tem mais de um terço de seu território dentro do Círculo Polar Ártico, e é a nação mais setentrional do mundo.

O norte da Finlândia é ocupado pelos lapões, um povo seminômade que se sobrevive principalmente da criação de renas. Na Lapônia onde, segundo consta, moram Papai Noel e suas famosas renas, as paisagens de neve são inesquecíveis e há muitos centros de esportes de inverno. Os finlandeses são, juntamente com os noruegueses os melhores esquiadores do mundo! A Finlândia é, aliás, o paraíso dos amantes do frio e da neve, onde há até passeios em trenós puxados por huskies siberianos!

Algumas cidades/locais/coisas legais para ver:

Helsinque, a capital da Finlândia, é uma cidade moderna, mas que conserva ainda lindos edifícios antigos, catedrais ortodoxas, importantes museus e até uma fortaleza do século XVIII. Nos arredores de Helsinque, encontram-se muitas pequenas cidades pitorescas, das quais a mais conhecida é Porvoo, e a Fortaleza deSuomenlinna. De Helsinque, que fica à beira-mar, há passeios de barco, e pode-se até mesmo pegar um navio para ir a Tallin, na Estônia, ou a São Petersburgo, na Rússia.

Turku - A cidade, que durante muito tempo pertenceu à Suécia é um centro moderno e um dos importantes portos da Finlândia. Turku tem atrações turísticas que valem a visita, como sua Catedral do século XIV, o castelo de Turku que começou a ser construído no final do século XIII e só foi concluído em meados do século XVI. No interior do castelo funciona um museu sobre a história da cidade. Em Turku funciona um museu bastante original, o Aboa Vetus e Ars Nova, dividido em duas seções bem distintas. A Aboa Vetus é voltada para a Turku da época medieval, mostrando como era o dia-a-dia de seus habitantes, como viviam, se vestiam e trabalhavam. O Ars Nova, como seu nome parece indicar, tem como o tema a arte moderna e expõe obras de artistas contemporâneos finlandeses e de outros países da Europa.

Savonlinna - Na região lacustre de Saimaa, na Finlândia Oriental, Savonlinna é famosa por abrigar o castelo do mesmo nome. O Castelo de Savonlinna, mandado construir por Erik Axelsson Tott, em 1475, destinava-se a proteger a região dos avanços russos. Considerado o mais conservado castelo da Finlândia, ele é conhecido por sua grande torre redonda e uma das principais atrações turísticas do país.


O Sol da Meia-Noite
- No auge do verão o sol nunca se põe nas regiões árticas da Finlândia. Pa
ra quem nunca assistiu a cena do sol descendo bastante no horizonte para em seguida, subir lentamente, é um espetáculo imperdível.

Auroras boreais - As regiões setentrionais da Finlândia oferecem durante outro fenômeno é igualmente espetacular: as auroras boreais, luzes coloridas que parecem dançar no horizonte. É um espetáculo imperdível, parte das atrações turísticas que o país oferece. Elas ocorrem durante cerca de 200 dias por ano, mas não são visíveis durante o verão, época do Sol da meia-Noite.


Curiosidades:
Um dos gêneros músicais mais populares no país é o metal (especialmente o
sifônico e o power metal. Nightwish, Sonata Arctica, Apocalyptica, Stratovarius, Childrem of Bodom e HIM são exemplos de bandas finlandesas. Eles tambem gostam de música techno :D

O país tem a cultura muita forte no que diz respeito à sauna. É uma sauna para cada 3 pessoas.Algumas famílias chegam a ir todos os dias. Até uns 50 anos atrás os partos ocorriam dentro das saunas.

A temperatura média anual na Finlândia é de 6 ºC

Na Finlândia, é obrigatório o mestrado para lecionar no Ensino Médio, bem como passar por exames extremamente concorridos.

Os Finlandeses também contam piadas de vizinhos, no nosso caso contamos de portugueses e eles, de suecos.

É quase impossível achar um telefone público numa cidade finlandesa. Todos possuem celulares e as tarifas das ligações são muito pequenas. Por isso, é normal um finlandês não saber o próprio telefone residencial!

Segundo as lendas, papai noel mora na Laponia Finlandesa *o* (A Laponia é a região norte da Escandinávia, abrangendo Suecia, Finlandia, Noruega e parte de alguma terrinha que pertence a Rússia).


Mais fotos, mais fotos *o*



2 comentários:

  1. Ahhh que lindo lari!!!!!! Ahhh adoro finlandia... tem um espirito tão diferente!

    As fotos tão lindas!!

    ResponderExcluir
  2. *--*


    a finlandia é tão linda *-*


    mas é muito frio para o meu gosto

    ResponderExcluir

Mudança

O lorota mudou de endereço =)

http://lorotadeonibus.wordpress.com/