O Lorota mudou de endereço

15.9.09

Sorvete

Hoje, depois da aula, eu, a Raquel e a Lívia fomos dar uma voltinha por aí e acabamos indo tomar sorvete (imagina que 3 garotas iam sair e não iam tomar sorvete...). Depois de voltar para casa, fiquei pensando... da onde surgiu o sorvete?? Resolvi me responder essa pergunta agora, enquanto eu não arrumo meios de fazer algo útil no nosso projeto (a culpa não é minha!! os programas que não estão me ajudando muito hoje). Mas enfim, o sorvete surgiu na China, como uma mistura de neve, suco de fruta e mel mais de 3 mil anos. Porém, outros pesquisadores falam que quem trouxe o sorvete para a Europa foi Alexandre, O Grande só que com modificações na receita, preparada com uma mistura de salada de frutas embebida em mel e apenas resfriada em potes de barro na neve. Com tudo isso, quem fez com que o nosso querido sorvete ficasse famoso, foi um viajante italiano chamado Marcopolo que trouxe, em 1292, de sua viagem a China uma receitinha de sorvete com leite que se espalhou pela Itália inteira e depois, foi levada para os Estados Unidos por colonos ingleses, onde Jacob Fussel abriu a primeira fábrica de sorvetes que fazia grandes quantidades de sorvete ;P.

Aqui no Brasil ele só chegou em 1834, no Rio de Janeiro, em um navio americano chamado Madagascar, carregado com 217 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram a carga, e dia 23 de agosto começaram a verder sorvetes, que eram chamados de geados, aos cariocas. Até essa época, as mulheres eram proibidas de entrar em bares, confeitarias e afins, mas com a vinda do incrível, elas invadiram esses lugares proibidos para saborearem os gelados. Em São Paulo, a primeira notícia sobre ele data de 4 de janeiro de 1978, dizendo: "Sorvetes - todos os dias às 15 horas, na Rua direita nº 14". Mas fábrica mesmo, só apareceu por essas bandas em 1941 no Rio de Janeiro chamada de U.S. Markson do Brasi.

Maravilhosas criações

Picolé - Inventado em 1905 por um menino de 11 anos chamado Frank Epperson, que esqueceu no quintal um copo de refresco com uma colher dentro durante uma noite de inverno. De manhã, ele notou que a bebida e a colher haviam congelado juntas e gostou do resultado

Sorvetes com sabores tropicais - Os brasileiros criaram sorvetes de sabores tropicais como carambola, pitanga, jabuticaba, manga, caju e coco.


Casquinha - A casquinha foi inventada por um vendedor de waffles de origem Síria, E. A. Hamwi, que, em 1904, teve a idéia de enrolar waffles em forma de cone simplesmente porque o vendedor que dividia o carrinho com Hamwi cansou-se de ver seus copos e pratinhos sendo roubados pelos clientes.


Sundae e Banana Split - inventados nos Estados Unidos, em 1890.





Curiosidades sobre o sorvete

  • No interior do Brasil, durante muito tempo, o sorvete foi ignorado porque o sertanejo tinha medo de tomá-lo por ser frio demais, suspeitando que desequilibrava o calor interno.

  • O imperador do Brasil D. Pedro II era louco por sorvete de pitanga.

  • Até o século XIX, o sorvete era um alimento de gente rica. As damas da nobreza chegavam a brigar entre si porque uma roubava da outra o mestre sorveteiro.E hoje qualquer R$0,50 dá para comprar pelo menos um picolé.

  • Outra lenda estranha é a do imperador Nero de Roma, que, de tão louco pela maravilha gelada, mandava um exército de escravos escalar até o alto das montanhas para colher neve e depois misturá-la com mel e frutas.

  • O inventor da máquina de sorvetes foi o florentino Procópio Coltelli, que abriu em 1660 a primeira sorveteria de Paris, chamada de "O Café Procope". E ele ainda existe. ;O

  • Dizem que Carlos I, da Inglaterra (marido da neta de Catarina), pagava uma pensão vitalícia a seu sorveteiro exclusivo, com a condição de que ele não revelasse a receita para ninguém. Seus sorvetes, em forma de ovo, tinham a casca de baunilha e a gema de framboesa.


  • E pra deixar com vontade...

    Sorvete Negresco com Iogurte e Suco de Uva
    Ingredientes

    2 colheres (sopa) de Iogurte Natural Light Molico (30g)
    2 colheres (sopa) de suco de uva concentrado (30g)
    meia colher (sopa) de adoçante granular
    1 bola de Sorvete Negresco (60g)

    Modo de Preparo
    Em um recipiente misture o Iogurte, o suco e o adoçante até que esteja homogêneo. Coloque o Sorvete em uma taça e por cima distribua a mistura de Iogurte. Sirva a seguir.

    Rendimento: 1 porção

    Sorvete Galak com Kiwi
    Ingredientes
    1 kiwi pequeno descascado e picado (60g)
    1 bola de Sorvete Galak Nestlé (60g)
    fatias de kiwi para decorar (15g)

    Modo de Preparo
    Em um recipiente amasse o kiwi, com auxílio de um garfo, até formar um purê. Reserve. Coloque o Sorvete em uma taça e por cima distribua o purê reservado. Decore com as fatias de kiwi e sirva a seguir.
    Rendimento: 1 porção

    Fonte: Serviço Nestlé ao Consumidor


    Fonte:

    http://www.terra.com.br/criancas/


    6 comentários:

    1. Interessante a história do sorvete, po. Principalmente a parte do Nero, uahuha
      Mas tem uma coisa mais interessante que a história do sorvete, que é o sorvete em si. Fiquei afim de tomar, pqp...

      ResponderExcluir
    2. Gostei do Post *--*
      Fui tomar sorvete hoje porque fiquei com vontade também
      aushuahsuahsuas
      mas sigam o blog no twitter *-*

      www.twitter.com/LorotadeOnibus ;D

      ResponderExcluir
    3. O:
      nosso blog tem até no twitter?
      ashuashuahsau
      coisas do dino... :D

      eu não posso tomr sorvete..
      embora seja uma delícia, eu estou gorda e vc não comentou as ALTÍSSIMAS calorias do sorvete
      ahsuashuashash

      ;@@

      ResponderExcluir
    4. amooooooooooo sorveteeeeeeee
      praga de ler um post e fikar com vontade ¬¬

      [e com esse calorrrrrrr neh]

      nada de nerdismo mas axo q nao faz nexo:

      "Em São Paulo, a primeira notícia sobre ele data de 4 de janeiro de 1978, dizendo: "Sorvetes - todos os dias às 15 horas, na Rua direita nº 14".

      ou seja pelo q entendi ate 1978 nada de fabricas, apenas em bar.ok?



      "Mas fábrica mesmo, só apareceu por essas bandas em 1941 no Rio de Janeiro chamada de U.S. Markson do Brasi."


      mas 1941 nao eh beeeeeeeeeem antes de 1978????

      parece bobagem, mas fikei curiosa oras.

      ResponderExcluir
    5. uvaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa



      gnt suco de uva,tudo de uva.amoooooooooo

      e sorvete de uvaaa!!!!hmmmmmmmmmmmmmm nham nham

      ResponderExcluir

    Mudança

    O lorota mudou de endereço =)

    http://lorotadeonibus.wordpress.com/