O produto é considerado um alimento funcional porque colabora com a saúde intestinal. Quando uma pessoa toma leite fermentado com Lactobacillus casei Shirota, esses microrganismos benéficos conseguem chegar vivos e em grande quantidade ao intestino e liberam ácido lático, responsável por melhorar a atividade intestinal, facilitar a digestão dos alimentos e ajudar na absorção dos nutrientes, além de contribuir na diminuição das bactérias nocivas à saúde. Desta forma ajudam, também, a prevenir infecções.
Em 1925, o Japão apresentava alto índice de mortalidade infantil por infecções intestinais. Inconformado com isso, o Dr. Minoru Shirota, médico e pesquisador em Microbiologia do sistema gastrointestinal, inicia seus estudos sobre lactobacilos intestinais, com o objetivo de usá-los em prol da medicina preventiva. Nesta época, a medicina preocupava-se mais com o tratamento do que com a prevenção das doenças. Além disso, existiam poucas pesquisas sobre microrganismos úteis ao intestino. No ano de 1930, após anos de contínuas pesquisas, Dr. Shirota selecionou uma espécie de lactobacilos (microrganismos vivos com a biotecnologia já conhecida da fermentação láctica), resistentes à acidez do estômago e, que se mantendo vivos no intestino, inibiam a proliferação de bactérias intestinais nocivas. Desta forma, promoviam o equilíbrio da flora intestinal. Estes microrganismos revolucionaram todos os conceitos da área de saúde e foram denominados Lactobacillus casei Shirota.
Cinco anos depois, foi desenvolvido o Leite Fermentado YAKULT, um alimento à base de leite desnatado e fermentado composto por Lactobacillus casei Shirota, fabricado na cidade de Fukuoka. Registros oficiais indicam que YAKULT deriva da palavra jahurto, antiga forma de jogurto, palavra em Esperanto que significa iogurte.
Valor de mercado: €2.4 bilhões (abril/2009)
A empresa chegou ao Brasil em 1966 e, em 1968, começou a fabricação do produto na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a primeira da empresa fora da Ásia. Mais de uma década depois, tem início em 1979, as atividades na unidade industrial de Lages, em Santa Catarina, para produção de suco de maçã concentrado e aromas naturais.
Atualmente a marca, líder mundial no mercado de leites fermentados, está presente em mais de 40 países, sendo consumida por 25 milhões de pessoas diariamente. A empresa está presente em 31 países (incluindo escritórios de representação), possui 30 fábricas, e cerca de 53 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 33 mil em 11 outros países, que entregam o produto direto aos consumidores, além de provê-los com informações e dicas de saúde.
No Brasil, são 6,5 mil comerciantes autônomas, que representam 60% das vendas da empresa. A fábrica de Lorena, no interior de São Paulo, produz média de 2,1 milhões de frascos de leite fermentado YAKULT diariamente.
Você sabia?
● Cada frasco de leite fermentado YAKULT tradicional possui 16 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, e o YAKULT 40 contém 40 bilhões.
● Cingapura é o único país onde YAKULT é comercializado em outros sabores (laranja, uva e maçã) além do original.
eu sou a favor de um yakult tamanho família *--*
ResponderExcluir