O Lorota mudou de endereço

20.5.10

Sobre o Carrossel

Boa noite queridos leitores do blog :B

Acho que eu e a Livia competimos na aleatoriedade dos temas para post -q

É dificil procurar por carrossel em português no google, você só vai parar em páginas sobre a novela e mil novecentos e guaraná com rolha (ok, exagerei muito aqui, me ignorem). Então o jeito é procurar em inglês mesmo, com o curioso nome norte-americano “merry go round’.

Hoje em dia eles podem ser os brinquedos menos emocionantes, do parque (eu sou frustrada por sempre querer por um no meu parque do Roller Coaster Tycoon só pra ficar com musiquinha, mas ninguem ia TT__TT).Mas é inegável que possuem todo um charme, especialmente os mais tradicionais, trabalhados e cheios de detalhes

___

A palavra surgiu do italiano “garosello”, que significa ‘pequena batalha’, que era utilizada na época das cruzadas para descrever um exercício de treinamento dos cavaleiros turcos e árabes. Consistia em algo como cavalos que ficavam girando e tinham como única utilidade o treinamento da cavalaria mesmo.

Carrossel também foi o termo empregado para espetáculos ‘ballet de cavalos’ em festividades da corte, como casamentos da nobreza em meados do século 16, especialmente na Ítala e França. Consistia em cavalos e cavaleiros com trajes elaborados desenvolvendo coreografias, como formar imagens e formas. Geralmente acontecia durante a noite, com os cavaleiros empunhando tochas e com acompanhamento musical.

Carrosséis começaram a ser construídos e operados no começo do século dezoito, em diversas feiras e eventos espalhados pela Europa Central e Inglaterra.

No inicio não existia a plataforma, o que fazia os assentos ‘voarem’ através da aceleração centrifuga(isso foi nerd, lembrem da Flávia falando de passar pela rotatória do colégio de biblicleta) . Gradualmente ele foi se aprimorando nos paises europeus, a plataforma foi acrescentada, bem como o movimento ‘para cima e para baixo’. Os órgãos musicais sempre estiveram sempre presentes. No inicio, eram movidos a vapor. Com o tempo, luzes e motores elétricos foram adicionados, dando ao carrossel o aspecto clássico, que é reconhecido até hoje.

Algumas curiosidades:

O carrossel mais antigo que ainda existe foi feito em 1779 e encontra-se no Wilhelmsbad Park, na Alemanha.


Mais informações, fotos, história e projeto de restauração no site (em alemão)
(queria saber como fui encontrá-lo....)

____
O maior carrossel do Mundo é o Columbia Carousel. Na verdade exisem dois deles, um na California e outro em Illinois. Possuem 106 montarias dispostos em 2 andares.





Esse é o da Califórnia, numa foto de 1990.
Mais informações aqui

___
O Carrossel mais antigo que continua em operação encontra-se no Tilden Park, na Califórnia. Ele foi construido em 1911.



___
Só mais uma curiosidade: os carrosseis na Europa costumam seguir no sentido horário, enquanto os Norte Americanos geralmente vão no anti-horário.

Referencia (alem das já citadas) http://en.wikipedia.org/wiki/Carousel

3 comentários:

  1. Achei tipo, um post MUITO RANDOM, mas é legal, eu tbm adoro carroséis *-------*

    eu acho tão lindos (não esses desses parque chinfrin, tipo Vitinho's Park etc)

    Carrossel tem um clima mágico *----* eu quero um carrossel de unicórnios e.. -NOT

    ResponderExcluir
  2. eu odiava carrosseis quando eu era pequeno nem curtia ir, gostava dos carinhos de bate-bate... beeem mais emocioanante heheheheheh

    ResponderExcluir
  3. Eu acho carrocel MUITO clássico *-*
    mas eu nunca gostei de andar, achva parado tbm zé, mas sempre achei muitoo lindo

    mas eu queria conhecer um desses maiores do mundo
    devem ser FODAS

    ResponderExcluir

Mudança

O lorota mudou de endereço =)

http://lorotadeonibus.wordpress.com/