O Lorota mudou de endereço

9.4.10

Cultura Steampunk

Olá leitores assíduos do Lorota, eu sou a Lari :B
O Dinuh já me apresentou...então nem vou ficar falando muito de mim....
Só quero aproveitar uma ou duas linhas para fazer propaganda do meu blog, o Aleatoridades Aleatórias, visitem ^^

Voltando ao propósito do post.
Estava eu a pensar sobre algum tema legal para postar aqui. Várias ideias me vieram a mente, mas a minha preguiça de pesquisar era maior. Mas hoje estou inspirada e confesso que vou potar sobre o primeiro tema que me veio a mente quando liguei o computador.

"Larissa você só está enrolando para o post ficar grande!". Ok consciência, vai passear ¬¬
Eu falo sozinha, me ignorem de vez em quando. Só de vez em quando ;x




Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dosanos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor


O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.


A ficção steampunk se foca mais sobre a tecnologia real, teórica ou cinemática da era vitoriana (1837-1901), inclusive motores a vapor, aparelhos mecânico, e motores de diferença. Apesar de muitas obras steampunk serem ambientadas em cenários vitorianos, o gênero tem se expandido até para cenários medievais e geralmente passeia pelos domínios do terror e da fantasia. Várias sociedades secretas e teorias conspiratórias são geralmente apresentadas, e alguns steampunks incluem elementos significativos de fantasia. Além disso, há frequentemente influências lovecraftianas, ocultistas e góticas.

As origens do steampunk remontagem às obras pioneiras de ficção científica de Júlio Verne(Vinte mil léguas submarinas, viagem ao centro da Terra, etc), H.G. Wells (Guerra dos Mundos, A máquina do tempo) e Mary Shelley(Frankstein), entre outros. Cada um destes autores escreveu obras apresentando tecnologia avançada e ambientada no século XIX ou início do século XX. Apesar de estes livros poderem ser classificados como steampunk hoje em dia, isto não é um rótulo exatamente correto, já que eles eram, na época de sua publicação, ambientados na época contemporânea



Esta resignificação dos subgêneros da Ficção Científica se estende a várias medias, incluindo o Cinema e, quem aprecia a cultura SteamPunk, começa a identificar a estética do novo gênero – seja ela intencional ou não – em filmes como “Metropolis”, “1984″, “Brazil – o Filme”, “Delicatessen”, “Jovem Sherlock Holmes”, “De Volta para o Futuro”, “A Cidade das Crianças Perdidas”, “As Aventuras do Barão de Munchausen”, “Wild Wild West”, “Pacto dos Lobos”, “SteamBoy”, “O Cavaleiro sem Cabeça”, “Liga Extraordinária”, “Van Hensing”, “Hellboy”, “O Grande Truque”, “A Bússola Dourada” e tantos outros.


Com sua estética por vezes bela, por vezes inusitada e por vezes grotesca, o SteamPunk conquistou o público Goth, Cyber, Industrial e Punk sem dificuldade, bem como todos os que apreciam a riqueza de detalhes que é fruto da colisão entre a tecnologia moderna e os recursos e a estética Vitoriana, repleta de Bronze, Couro, Cobre, Pano, Vapor e Eletricidade.


Particularmente eu acho as roupas muito estilosas, assim como os acessórios...para quem quiser ver, o DeviantArt está lotado delas

Gostou? Uma lista com as principais obras steampunk pode ser encontrada aqui
Referências da Wikipedia e do Conselho Steampunk

5 comentários:

  1. Obrigado pelo link.
    Reconheci o texto lá do site do Conselho SteamPunk (não é sociedade não).
    =)

    Abraço,
    Bruno Accioly
    Conselho SteamPunk

    ResponderExcluir
  2. ^
    que pessoa random asuahsuahusa
    enfim x.x nunca tinha ouvido falar D:
    mas é legal o estilo antigo *-*

    tava lendo o site deles D:
    estranho eu nunca ter ouvido falar disso aushauhsuasa

    ResponderExcluir
  3. geeente olha essa Lari fazendo merchandizing =OOO
    Lari gostei do seu post, gosto bastante de ficção cientifica, apesar d naum ter assitido um terço daqueles filmes... (bom eu já não assito muitos neh??)

    Bem que o inuh disse que você não é mesmo desse mundo ahushauhsuahhs
    :D

    PS: Dinuh me recontrata!

    ResponderExcluir
  4. Zé, o que adianta te recontratar se você não posta? Oo

    e Lari, muito legal, eu nem sabia que era esse o nome que se dava para esse estilo *-*
    e olha que eu assiti bastante desses filmes
    ashuahsauhsaushaushaushasau

    ;@@~

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm não sabia que tinha esse nome esse estilo, mas achei muito cool *----*

    eu assisti vários filmes desses, tipo a Liga Extraordinária é muito foda *---*

    muito legal lari, parabéns pelo primeiro post *o*

    ResponderExcluir

Mudança

O lorota mudou de endereço =)

http://lorotadeonibus.wordpress.com/