O Lorota mudou de endereço

23.10.09

Alice


Hoje vim falar sobre o Clássico Alice no País das maravilhas. Em primeiro lugar para os muitos desinformados Alice antes de ser desenhinho da Disney foi um livro!



O Autor


Foi escrito por Lewis Carroll, um escritor/matemático Britânico muito excêntrico (o cabelo já diz tudo). Ele nasceu em 27 de janeiro de 1832 e deu aulas de matemática em Oxford Oo.
A Alice era uma menininha de verdade e teve um papel muito importante na trajetória de Carroll. Era filha do reitor Christ Church, e Carroll levava Alice e suas irmãs para passear. Foi em um passeio de barco que Carroll contou a história "Alice no País das Maravilhas". As irmãs Liddel, ao ouvirem a história, gostaram tanto que lhe pediram para escrever a história que tanto lhes havia agradado.
Lewis também tinha uma atração muito polemica com menininhas, uma de suas frases mais marcantes era "Gosto de crianças (exceto meninos)". Quando tinha oportunidade gostava de desenhar ou fotografar meninas nuas, com a permissão da mãe.

O Livro

Essa obra foi fundadora de um novo jeito de história, o surrealismo, e tem uma enorme importância literaria, sendo uma história aparentemente infantil, porém com uma mensagem subliminar que poucos conseguem compreender.

Ambos os livros mais famosos infantis de Carroll (Alice no país das maravilhas 1865 e Alice através do espelho 1872) contêm inúmeros problemas de matemática e lógica ocultos no seu texto. Em Alice no país da maravilhas, a personagem Alice entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo fantástico e fantasioso.

Muitos enigmas contidos em suas obras são quase que imperceptíveis para os leitores atuais, principalmente os não-anglófonos, pois continham referências da época, piadas locais e trocadilhos que só fazem sentido na língua inglesa.

Um exemplo disso é o próprio Gato de Cheshire, “sorrir como um Gato de Cheshire” é um antigo ditado ingles, que tem como origem um clérigo de Cheshire que resolveu fazer um queijo em formato de Gato sorrindo, e depois disso a frase foi popularizada em toda Inglaterra. Provavelmente Carrol escolheu essa frase pois: “ Esta (hipóstese) tem um peculiar apelo Carrolliano, pois provoca a fantasia de que o gato de queijo pode comer o rato que iria come-lo.”.

Enfim eu já li o livro e é bem psicodélico, vale a pena ler. Para quem quiser ler sem gastar nada nesse site tem a versão em português .
Mas eu aconselho a comprar, já que além de ser um clássico dependendo da versão o livro é ilustrado, e ainda vem com “Alice através do espelho” junto. E ler os dois livros é bem legal, principalmente antes da estréia do filme do Tim Burton (baseado também em “Alice através do espelho”).

Alice No Pais Das Maravilhas - Atraves Do Espelho E O Que Alice Encontrou La

Alice no País das Maravilhas; Através do Espelho - Edição Comentada

Ambos esses Livros são edições cometadas que explicam para o leitor como era a Era Vitoriana na época que o autor escreveu o livro. Facilita entender os trocadilhos e têm também algumas charadas que Lewis criava.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas
http://www.scarium.com.br/noficcao/victor1.html


lorotadeOnibus Corporation ;D

4 comentários:

  1. Que demaaais *-*
    Quero muito elr Alice através dos espelhos *-*
    Por isso tem uma feiticeira branca no filme do Tim que eu nunca tinha ouvido falar :S
    achei que ele tinha inventado ;D

    ResponderExcluir
  2. Rainha Branca Diego!! shauhsuhauhsuashauhs

    xD~~

    ResponderExcluir
  3. Nuss como alguém pode gostar de literatura e matemática ao mesmo tempo??? o.O
    E como assim "gosto de crianças"??? Pedofilia era na cara dura assim msm?? ahsuahushauhsuh
    Bom eu gostava de asssitir o filme, axu q fikei curioso sobre o livro, mas eu tinha medo dakele gato roxo ahsuhaushuahsauh q pior!!

    ResponderExcluir
  4. Nóssaa eu sempre fui APAIXONADA pelo gato roxo *--*
    Ele é o MAIS fódaaaaaa *--*

    eu só não gostava da lagarta. ela me irritava uhsaushau
    e eu juro que ela é safadona e meio homem meio mulher ahsuhasuahsuahasu

    eu quero ler as duas histórias agoraa.

    e antes deu ver a Lívia lendo a Alice eu jurava que era só um deseinho da Disney.

    ;@@

    ResponderExcluir

Mudança

O lorota mudou de endereço =)

http://lorotadeonibus.wordpress.com/